Cuidado: Golpe do falso registro de Marcas.

Muitos empresários têm recebido cartas, e-mails e telefonemas com discursos do tipo:

  • “Existe uma empresa com a marca igual a sua requerendo o registro, se você não registrar agora, irá perder a sua marca, terá que mudar de nome, suas propagandas etc. “
  • “Estamos aqui com um cliente nosso querendo registrar uma marca, e ao pesquisar identificamos que é igual a sua. Se você desejar podemos registrar a sua, pois você já está usando a marca. Caso contrário, registraremos a do nosso cliente.”
  • “Segue boleto referente ao pagamento das taxas para registro da marca XXX no INPI. O não pagamento implica na perda do direito sobre a marca.”

Estes são apenas alguns exemplos de abordagens que são feitas por escritórios de marcas, escritórios de advocacia e consultorias pelo Brasil todo. Principalmente nos estados do RJ e SP.

Não são apelos legais, não são do INPI, e eles não estão interessados no bem-estar das empresas. Trata-se de um modelo de negócios.

Para conseguir cliente, estas empresas fazem uma varredura nas publicações do INPI e na internet em geral, e depois entram em contato com as empresas com o tom de ameaça, achando que desta forma o empresário vai ceder e efetuar o registro.

Nós da Mais Empresas Consultoria Empresarial, repudiamos veementemente está tática antiética, que amedronta e mente para o empresário. A marca é a identidade da empresa, um patrimônio, um ativo intangível, e jamais pode ser tratada de forma negativa e perigosa. Fique atento:

  • Nunca pague boletos que chegam por e-mail ou Correios. O INPI não envia boletos! Toda e qualquer taxa a ser paga para registro ou manutenção do registro da marca, é retirado diretamente no site do INPI com o login e senha da empresa, ou de seu procurador oficial.
  • Não aceite ameaças! Uma abordagem ameaçadora não mostra profissionalismo, concorda? Fique calmo e procure um profissional de sua confiança ou entre em contato com o INPI: http://www.inpi.gov.br/
  • Cuidado com os nomes destas empresas, elas colocam nomes que se assemelham ao INPI, tentando induzir o pagamento de taxas.
  • As marcas são exclusivamente registradas no INPI, nenhum outro órgão ou associação tem autorização para registrar marcas ou patentes no Brasil.

A sua marca é seu patrimônio, não dê bobeira. Pesquise, se informe e proteja seus direitos.

Guilherme Vivaldi

Prof. e Consultor em Administração e Marcas.

3 thoughts on “Cuidado: Golpe do falso registro de Marcas.

  1. Bom dia! Parabéns à MAIS EMPRESAS pelo profissionalismo, seriedade e atenção aos seus clientes! Obrigado por nos alertar, pois constantemente recebemos este tipo de e-mail

  2. Bom dia,
    fui vítima dessa fraude, porém percebi logo após desligar o telefone. Estou preocupada por recebi um boleto registrado, mas não quero pagar pois sei que é golpe. O que fazer nesse caso?

    1. Olá Lisiane,
      Você pode desconsiderar os boletos recebidos, o INPI não envia boleto para as empresas. Qualquer taxa a ser paga para o INPI é retirada diretamente do site, com login e senha da empresa ou seu procurador.

      Atenciosamente,
      Guilherme Vivaldi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *