Relatório sobre Características Econômicas de Varginha

A Câmara de Pesquisa e Debate Econômico da ACIV, de iniciativa da ACIV, tem o objetivo de analisar os históricos e tendências econômicas da cidade, e compará-las com a economia nacional, para trazer base para tomada de decisão dos empresários, governo e instituições da cidade.

Compõem esta câmara o consultor da Mais Empresas, assessor de planejamento da ACIV e professor do Grupo Unis, Guilherme Vivaldi, o professor da Unifal, Marçal Serafim Cândido e o prof. Pedro dos Santos Portugal Júnior do UNIS, conta ainda com a participação do presidente da ACIV, Anderson de Souza Martins.

O primeiro Relatório de Estudos Econômicos de Varginha é fruto de pesquisas históricas quanto ao PIB, Emprego, Inadimplência, Índice da Cesta Básica – ICB, Exportações e o Índice de Confiança do Comércio de Varginha – ICCOM – Vga, que possibilitaram demonstrar as características econômicas de Varginha.

Entre os pontos destacados neste primeiro relatório estão:

  • Varginha nos últimos anos consegue manter um ritmo de crescimento acima do nível Brasil;
  • As atividades impulsionadoras da economia local estão voltadas aos serviços e ao comércio, gerando produtividade e emprego;
  • Há uma mudança no padrão de consumo das famílias varginhenses, que mostram menor endividamento nos últimos anos;
  • A área industrial e as exportações ainda apresentam limitações a serem superadas;
  • O histórico econômico municipal focado na atividade agropecuária, segundo apontado pela pesquisa, requer inovação;
  • O empresariado local apresenta cautela em seus investimentos e contratações no atual momento.

O relatório completo, com dados históricos, gráficos e análises por indicadores, pode ser baixado aqui.

“Estes relatórios mensais, vão ajudar muito nas tomadas de decisões por parte dos empresários e também do poder público, no momento de seus investimentos. Assim vamos conseguir resultados positivos e melhorar ainda mais o cenário municipal”, disse o presidente da ACIV, Anderson de Souza Martins.

A câmara se reúne mensalmente para pesquisas e debates sobre a economia local. E irá aprofundar os estudos nos principais pontos elencados neste primeiro relatório. Para mais informações entre em contato no (35) 3219-3350.

Fonte: www.aciv.com.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *