Registro de Marcas no INPI

REGISTRO DE MARCAS 

Proteja sua Marca. Com a forte concorrência o registro de marca tornou-se uma questão de segurança e de vantagem competitiva.

Podem ser registrados marcas de empresas, produtos, serviços, projetos, bandas, entre outros.

O que é o Registro de Marcas no INPI? O INPI é o órgão responsável pelo registro e fiscalização da propriedade intelectual no Brasil. Nele são arquivados Marcas, Patentes, Softwares e Desenhos Industriais.

O Registro de Marca é o pedido e arquivamento de uma expressão única criada pela empresa para nomear e distinguir seu produto, serviço ou mesmo o nome da própria empresa. Este registro possibilita a livre concorrência, evitando existir produtos, serviços ou empresas com o mesmo nome ou logomarca.

Portanto ao registrar sua marca você terá exclusividade em sua utilização.

Qual a área geográfica de alcance do registro de uma marca? O registro da Marca é válido para todo território nacional, ou seja, poderá existir apenas uma marca registrada em todo o Brasil. Exemplo: se sou de Minas Gerais e registro uma marca de café chamada Café Varginha, em nenhum lugar do país esta marca poderá ser utilizada sem minha autorização.

Por quanto tempo tenho direito a exclusividade da marca? O registro inicial da marca garante exclusividade de 10 anos, mas este prazo poderá ser prorrogado por mais 10 anos a cada vencimento, mas para isso ocorrer o empreendedor deverá ficar atento ao prazo e solicitar a revalidação do registro.

Quem pode registrar uma marca? Pessoas físicas ou jurídicas de todas as naturezas e portes, desde que exerçam efetivamente e licitamente a atividade declarada (indústria, comércio, serviços, eventos, bandas e cantores, entre outros).

Conheça os tipos de registro:

  • Nominativa (somente o nome)
  • Mista (nome e logomarca)
  • Figurativa (somente logomarca)

Quais os benefícios de se registrar uma marca?

  • Exclusividade na utilização: nenhuma outra pessoa/empresa poderá comercializar um produto ou serviço que contenha o mesmo nome que o seu;
  • Inibição da entrada de concorrentes no mercado: marcas fortes e protegidas inibem abertura de novos negócios no mesmo segmento;
  • Proteção contra concorrência desleal;
  • Transmissão de confiança ao cliente: ela estará adquirindo um produto original;
  • Valorização da marca, produto, serviço e empresa.
  • Criação de ativo intangível para empresa.

O registro no INPI (http://www.inpi.gov.br/ ) permite a utilização exclusiva da marca em todo território nacional por no mínimo 10 anos, podendo ainda ser prorrogado. Ainda confere o direito de impedir que terceiros utilizem sua marca ou marca parecida com ela.

O registro se dá através de solicitação perante o INPI, um processo longo que exige atenção, conhecimento especializado e acompanhamento diário. Elaboramos e acompanhamos todo o processo.

Entenda mais neste vídeo de 3 minutos:

Atenção: Desconto especial para MEI com pagamento a vista, 25%.

Confira um trecho de nossa Palestra sobre o Registro de marcas: http://youtu.be/_FX3lWyxFZA

Entre em contato conosco para mais informações e pesquisa gratuita no banco de dados do NPI. http://www.maisempresas.net.br/contato

Algumas marcas já registradas pela Mais Empresas:

 logo-mais-empresas1   300x300  logo-imc-inpi-ok-jpg

ipecont8      espaco_imaginacao_8x8-1         logo_brascamp

para-divulgacao-fw logologo

piscina-e-cia       LEAD Technologies Inc. V1.01